terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conheça os cinco golpes enviados por e-mail


1- Assuntos quentes. Os hackers são espertos, então não seja ingênuo. E-mails ou links que prometem imagens inéditas sobre assuntos quentes tendem a ser fraudulentos. Experimente buscar o assunto em seus principais portais de notícia. Nada? Então deixe a curiosidade para lá, porque a maioria desses links é usada para a disseminação de malwares e vírus espiões.

2- Atualização de dados. Não caia nessa. Os bancos não mandam e-mails solicitando a atualização de dados, especialmente com links. Caso você esteja na dúvida, abra o seu navegador digite o site do seu banco e confira seus dados. Nunca acesse seu banco por meio de links.

3- iTokens e Cartões com senhas. Também razoavelmente conhecidos são os golpes em que um e-mail teoricamente do banco pede a atualização de seu iToken. Nem pense em clicar no link. Se estiver na dúvida, ligue para seu banco e questione se há necessidade de qualquer atualização.

4- Você na foto. Mensagens que teoricamente alertariam sobre imagens suas na web, ou qualquer outra bondade desse tipo, em geral são golpes. Comumente, o link indicado é malicioso. Se você tem medo de que suas fotos caiam nas mãos erradas, tome algumas precauções (Inserir Link: http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=298)

5- Você está sendo traído. Essa é velha. Se a pulga está atrás da orelha, converse com seu parceiro, mas não acredite nesse que é um dos golpes mais conhecidos da internet, mas que incrivelmente ainda funciona. Mais uma vez: não clique no link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário